HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
Isabel Guerra propõe troca de casas e bolsa de arrendamento em Lisboa
Conferência (Re) Habitar Lisboa
Apoio à troca de casas
Susana Oliveira, LUSA, 06-03-2009

A socióloga Isabel Guerra sugeriu hoje que o Programa Local de Habitação (PLH) de Lisboa contemplasse o apoio à troca de casa, tendo em conta a mobilidade exigida no mercado de trabalho.

"Uma das sugestões que deixo é o apoio à troca de casa, mediado pelo Estado, o que permitia poupar esforço a quem precisa deslocar-se diariamente para Lisboa para trabalhar, mas mora fora e quem mora em Lisboa mas sai diariamente para trabalhar noutro local. Esta medida pouparia também as famílias financeiramente", afirmou Isabel Guerra que é também consultora do Plano Estratégico de Habitação 2008/2013.
Isabel Guerra falava na conferência (Re)Habitar lisboa, que decorreu no teatro Aberto e marca o arranque da segunda fase do PLH, que deverá estar pronto em Junho.

Uma maior aposta no apoio às juntas de freguesia e a criação de fundos de financiamento para reabilitação, gerido por estes órgãos locais, mas com o apoio técnico das autarquias foi outra das sugestões da especialista, que defendeu igualmente que as contrapartidas das urbanizações devem ser repensadas.
"As mais-valias da actividade imobiliária devem ser mais orientadas para a comunidade e para isto é preciso uma maior conjugação com o ponto de vista municipal", afirmou, sublinhando a necessidade de "coragem" das autarquias para avançar com esta opção.

No final da sua intervenção, a especialista recordou a importância da participação pública, sublinhando: "Não é possível construir um novo modelo de cidade se os moradores não tiverem uma palavra a dizer".
A socióloga falava durante um debate sobre o tema "Da crise à oportunidade de mudança", numa conferência encerrada ao final da tarde pelo secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão.