HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
Banif e Câmara do Porto estabelecem parceria e criam Fundo Porto Novo
Ana Rita Sevilha, www.construir.pt, 13-07-2009

O Banif - Banco de Investimento, Banif ImoGest - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, Colifi, e a Câmara Municipal do Porto constituíram um Fundo de Investimento Imobiliário Fechado, o Fundo Porto Novo, "destinado a promover projectos de habitação e reabilitação na cidade do Porto e que constitui um projecto pioneiro de parceria publico-privada. Pela primeira vez, uma autarquia participa num instrumento de investimento com estas características", revelam em comunicado de imprensa.

Para os subscritores do Fundo Porto Novo, "esta aliança nasce na vontade de construir um 'Porto novo', através de um programa de arquitectura para a edificação de imóveis com características distintas e direccionados para segmentos de mercado específicos, mas sustentado por uma vertente de dinamização sócio económica da malha urbana da cidade do Porto".

De acordo com a nota de imprensa, a gestão do fundo Porto Novo é da responsabilidade da Banif Gestão de Activos - BGA, a unidade de gestão de activos do Banif - Grupo Financeiro.

No que diz respeito à área de actuação, "é privilegiado o desenvolvimento de projectos de urbanização e construção de imóveis preferencialmente na região do Grande Porto para sua posterior venda ou arrendamento, isoladamente ou em associação, pela forma que se mostre mais adequada à melhor rentabilização do investimento, com parceiros com reconhecido know-how no mercado imobiliário, o que envolve operações tais como: aquisição de bens imóveis; reabilitação e bens imóveis com funções maioritariamente comerciais, habitacionais e logísticas; promoção de projectos de construção; arrendamento de imóveis, promoção de programas de loteamento para construção, e aquisição de imóveis em regime de compropriedade com outros Fundos de Investimento ou de Pensões, no desenvolvimento de construção de imóveis".

De acordo com a mesma fonte, "o Fundo Porto Novo abre novas portas ao viver no Porto, trazendo à cidade uma oferta imobiliária diferenciadora, capaz de atrair e acolher, em vários pontos da cidade, diferentes motivações e grupos sociais, atendendo às suas necessidades, tanto em termos de ambientes como de equipamentos".

Porta do Parque, Porta Nova, Porta da Índia, Porta da Glória, Porta da Flandres e Porta da Fronteira são os seis empreendimentos imobiliários da responsabilidade do Fundo Porto Novo - edifícios com traços de autenticidade e de inovação, que contribuem para marcar a abertura da cidade do Porto ao Futuro.

Esta nova construção da cidade do Porto encontra-se certificada energeticamente, classe A+, e vai dispor de painéis solares para aquecimento das águas sanitárias. O processo de construção está previsto para o mês de Agosto deste ano e a sua conclusão para o 4º trimestre de 2010.