HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
Intervenção no Bairro Portugal Novo incluída no plano para 2010
ACL., LUSA, 17-02-2010

A intervenção nos bairros municipais e não municipais definidos como “prioritários” no Plano Local de Habitação (PLH), como o bairro Portugal Novo, está contemplada no plano para 2010 da autarquia lisboeta com seis milhões de euros.

Entre os bairros definidos como prioritários pelo PLH e incluídos no plano para 2010, que foi hoje apresentado, em conjunto com o orçamento, constam o bairro Portugal Novo, onde em Março do ano passado ocorreram tiroteios.

Os bairros Padre Cruz, da Liberdade, Belavista e Belo Horizonte são outros bairros com más condições sócio-urbanísticas que serão alvo de intervenção.

O valor global previsto para estas intervenções é de seis milhões de euros.

A proposta de plano anual de atividades para 2010 prevê uma dotação global de 30 milhões de euros para habitação e reabilitação urbana.

Deste montante, 9,9 milhões de euros estão cobertos pelo orçamento para 2010 e os restantes 20 milhões deverão ser assegurados ao longo de 2010, nomeadamente pelo programa de intervenção prioritária em ações de reabilitação urbana (PIPARU).

Para a intervenção no património habitacional municipal estão reservados 7,4 milhões de euros e 20 mil euros para estudar as formas de prevenção do risco sísmico no parque edificado.

O lançamento do programa de “acupunctura urbana” para pequenas reparações a efetuar em fogos municipais ou privados pelas juntas de freguesia foi contemplado com 50 mil euros.