HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
Queremos mudar o bairro - BIP/ZIP
O Meu Bairro é a Minha Cara
19 de Junho, 18h30
19-06-2012

O Meu Bairro é a Minha Cara é um projecto de intervenção comunitária, apoiado pelo programa BIP/ZIP em 2011/2012, que tem vindo a ser desenvolvido pela Comunidade da Alta de Lisboa.
A campanha vai agora estar na rua, e convida-se quem quiser participar no lançamento a estar às 18h30 do dia 19 de Junho, na Av. Carlos Paredes, Alta de Lisboa, para ver como e quem deu a cara pelo seu bairro!
Leia mais, clique no título

Promovido pelo Centro Social da Musgueira em parceria com a Gebalis e com a AVAAL, o projecto nasceu de um processo de participação colectiva, que envolveu moradores e muitas instituições locais. Tem como objectivo a requalificação do espaço público feita pelos próprios moradores e, sobretudo, uma mudança de hábitos, de comportamentos e de formas de apropriação e relacionamento com o Bairro onde moram. Uma mudança feita pelos moradores e com os moradores.

A par de múltiplas acções de requalificação do Bairro, quis-se dar visibilidade à mudança e aos seus protagonistas, reforçar a mensagem e ganhar mais adeptos para a causa da cidadania. Assim, foi também da discussão partilhada em torno dos problemas que surgiu o esboço criativo de uma Campanha Publicitária centrada em comportamentos cívicos, de vizinhança, protagonizada pelos moradores. Mais uma vez, a própria população envolvida ajudou a determinar as causas que seriam focadas nesta campanha que se definiu, desde a sua origem, como uma campanha de mudança comportamental.

Com a ajuda e o entusiasmado envolvimento de muitos profissionais de renome, apelou-se à participação de todos na campanha publicitária "O meu Bairro é a minha Cara - Dá a Cara pelo Bairro". Foram muitos os moradores que, com orgulho, se mostraram disponíveis para o fazer.

Escolhidos 40 moradores, produziram-se 4 imagens/mensagens diferentes, que marcarão presença em grandes outdoors distribuídos pela Alta de Lisboa.
Acreditando que o resultado é uma campanha com impacto, uma campanha sobre problemas reais da cidade, caricaturizados com humor, que apelam por si só à tão almejada mudança comportamental, esta lança-se à rua dia 19 de Junho, pelas 18H30, na Av. Carlos Paredes (cruzamento com a Rua José Cardoso Pires) na Alta de Lisboa, Lumiar.