HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
8 e 9 de Novembro de 2012
3º CONGRESSO DE HABITAÇÃO SOCIAL
Newsletter do Comité Português de Coordenação da Habitação Social, 09-07-2012

O CECODHAS.P vai organizar o 3º Congresso de Habitação Social, que decorrerá em 8 e 9 de Novembro de 2012, no ISCTE-IUL, em Lisboa.
Leia mais, clique no título

Os dois primeiros congressos realizaram-se em Tomar, em 2005 e 2007, respectivamente, tendo sido um marco na discussão dos temas relacionados com a Habitação Social. Estes eventos são, ainda hoje, referidos por muitos decisores e técnicos como exemplos de fóruns de discussão que deveriam ser replicados.

Considerando estes comentários que recebemos, o CECODHAS.P irá organizar o 3º Congresso, desta feita em Lisboa, nas instalações de uma universidade, o ISCTE-IUL (Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa), na Avenida das Forças Armadas, instalações estas que foram cedidas a titulo gracioso.

Pretende-se também que a participação do ISCTE-IUL não seja “apenas” na cedência dos espaços mas também através do contributo académico, de investigação, bem como uma montra de como a academia e as instituições se podem ajudar mutuamente, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e a criação de ferramentas que permitam uma melhor gestão da Habitação Social.

Dada a grave situação que o País atravessa, com consequências óbvias nas entidades gestoras, câmaras e empresas municipais, cooperativas, institutos públicos, etc., é objectivo do CECODHAS.P fazer um congresso cujo custo seja zero ou próximo do zero, de forma a possibilitar que todos possam ter lugar neste evento.

Assim, prevê-se que as inscrições (online) sejam gratuitas, mas obrigatórias, sabendo também de antemão que não haverá distribuição de material tipo merchandising do Congresso, privilegiando-se a disponibilização de conteúdos online. Desta forma estaremos a criar condições a que todos possam participar, sem que isso represente um encargo para as entidades ou para os particulares.

Estimamos que estejam presentes entre 400 a 500 técnicos, decisores políticos, gestores, moradores, etc.

O CECODHAS.P encontra-se nesta fase em discussão interna sobre o modelos e os temas, bem como outros pormenores sobre a organização do Congresso, e estima-se que a partir de meados de Julho seja possível começar a divulgar os conteúdos e a estrutura do Congresso.

O momento de repensar o País é também o ideal para repensar a Habitação Social e o 3º Congresso será, não temos dúvida, um momento único de discussão dos temas que a todos nos preocupam e para os quais ansiamos por respostas.