HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.....
Programa BIP-ZIP Lisboa 2012 – Parcerias Locais
BIP/ZIP – Start up me
17-01-2013

Foi ontem apresentado, no Centro de Desenvolvimento Comunitário da Ameixoeira, a bolsa de serviços Start Up Me, que oferece soluções de trabalho nas áreas de serviço doméstico, obras, transporte e de apoio a crianças e idosos desempenhados por profissionais em situação de desemprego residentes na freguesia da Ameixoeira.
Leia mais, clique no título

As pessoas inscritas nesta plataforma apresentam já experiência profissional nas áreas em que oferecem os seus serviços, fizeram formações complementares e certificação de competências nas áreas em que desempenham serviços e estão agora disponíveis para entrar ao serviço de quem esteja necessitado destas competências. Este projeto foi desenvolvido pela Junta de Freguesia da Ameixoeira e contou com o apoio do Programa BIP/ZIP (Bairros de Intervenção Prioritária/Zonas de Intervenção Prioritária). Para já o programa conta com a disponibilidade de 18 pessoas (para mais informações veja os contactos no fim da página).

Esta foi também a oportunidade para se lançar o sítio associado ao projeto Start Up Me onde os interessados podem fazer a busca e a requisição dos serviços de que necessitam. Na cerimónia, Helena Roseta, vereadora com os pelouros da Habitação e Acção Social, elogiou a iniciativa referindo como um exemplo a seguir, desejando as maiores felicidade para o seu sucesso.

No evento esteve também presente uma delegação de técnicos franceses ligados ao desenvolvimento urbano participado que se encontra em Lisboa para conhecer o trabalho que a autarquia tem desenvolvido no âmbito do Programa BIP/ZIP.

Ao princípio da manhã, a vereadora Helena Roseta recebeu, nos Paços do Concelho, aquela delegação tendo feito uma apresentação das linhas gerais do programa, desenvolvido em parceria com os agentes locais nos bairros, destacando o papel de ligação assumido pela autarquia, conciliando “a visão dos decisores com as dos cidadãos, a fim de criar novas formas de consenso, num programa “para as pessoas, com as pessoas”.

A primeira visita da manhã decorreu no Bairro Horizonte, iniciando-se com uma apresentação no local dos projectos e iniciativas previstos para aquela zona, em colaboração também com as duas juntas de freguesia da área de intervenção, São João e Beato, e terminando com uma visita às obras em curso de um dos projectos, o “Novo parque hortícola com área de recreio infantil e vista de encosta”.

Seguiu-se uma visita ao Bairro da Mouraria, antecedido de uma apresentação na Casa Comunitária Mouradia, feita por representantes da Associação Renovar a Mouraria, que explicaram aos presentes o trabalho que ali tem sido desenvolvido, em prol das populações locais; e de uma técnica do GAPIP/Mouraria, que destacou o esforço feito pela autarquia em dotar os agentes locais de autonomia.

Ao final da tarde Helena Roseta acompanhou ainda a delegação francesa numa vista ao Bairro Padre Cruz onde foram apresentadas as grandes linhas do projecto de reabilitação e de realojamento previsto para aquele bairro.

A Carta dos BIP-ZIP foi criada em 17 de novembro de 2010, no quadro do Programa Local de Habitação (PLH), como um instrumento de política pública municipal para dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos, através do apoio a projectos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, colectividades e organizações não governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município.

Para mais informações sobre o projecto Start Up Me (BIP/ZIP 8) consulte:

http://www.startupme.com.pt