HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
Instituto Francês do Urbanismo visita Mouraria
07-02-2013

A Câmara Municipal de Lisboa recebeu, dia 7 de Fevereiro, uma delegação do Instituto Francês do Urbanismo, que visitou Lisboa a convite do gabinete da vereadora Helena Roseta. Latifa Waeles, em representação deste organismo, pode assim ver de perto as obras de reabilitação em curso na Mouraria, nomeadamente no âmbito do programa dos "Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária - BIP/ZIP".

Em foco esteve um dos projectos recentemente concretizados – a "Cozinha Comunitária". Neste espaço, reabilitado, foi instalado equipamento de cozinha e mobiliário adequado para a realização periódica de workshops/demonstrações culinárias realizadas com a participação da população do bairro, para divulgação e partilha gastronómica entre as diferentes culturas, numa actividade dirigida às comunidades do bairro e seus visitantes.

Periodicamente serão realizados jantares temáticos com participação das comunidades do bairro e visitantes, que poderão decorrer paralelamente com os workshops/demonstrações culinárias.

A recolha de histórias do bairro e experiências em ambiente familiar, será sempre "à volta da mesa", como manifestou a responsável pelo projecto, que pretende criar empatia entre as diversas culturas residentes naquela zona histórica. Haverá ainda espaço para acções de formação e orientação para a criação de negócios próprios, usando as instalações e equipamento da cozinha para a confecção de alimentos.