HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
Programa BIP-ZIP ganha prémio internacional do Observatório Internacional da Democracia Participativa
http://www.oidp.net, 08-07-2013

A Câmara Municipal de Lisboa foi galardoada com a 7ª Distinção OIDP "Boa Prática em Participação Cidadã" pela experiência do “Programa BIP/ZIP”. O prémio foi entregue à Vereadora de Habitação, Helena Roseta,durante a 13ª Conferência do OIDP, em Cascais no passado dia 2 de julho.

O OIDP - Observatório Internacional de Democracia Participativa , a maior rede mundial de democracia participativa, foi criado em 2001 no âmbito dos Projectos de Cooperação Descentralizada do Programa URB-AL da Comissão Europeia. A sua constituição oficial foi em Novembro do mesmo ano durante a I Conferência anual do OIDP, celebrada em Barcelona. Desde 2006 o OIDP trabalha em colaboração com a organização "Cidades e Governos Locais Unidos", contribuindo actualmente para o desenvolvimento da produção de conhecimento inovador ao serviço dos governos locais no campo da democracia participativa.

O prémio atribuido a Lisboa foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e pelo Comissário de Participação Cidadã de Barcelona, Carles Agustí, em nome do OIDP. O objetivo desta distinção é reconhecer as experiências inovadoras no âmbito da democracia participativa, coordenadas por governos locais, que possam ser susceptíveis de réplica.

Na atualidade, o OIDP representa uma rede de mais de 500 cidades de todo o mundo. A rede prevê dois tipos de membros: governos locais ou regionais, como sócios, e as universidades, centros de investigação e entidades associativas, como membros colaboradores. A composição numérica actual do OIDP é a seguinte: 310 Governos locais ou sócios; 237 Universidades, Centros de investigação e entidades associativas ou colaboradores.

Veja mais AQUI