HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
Conversas BIP-ZIP no MUDE
10-07-2013

Associado à exposição "Dentro de Ti Ó Cidade - energia BIP-ZIP", patente no MUDE - Museu do Design e da Moda (Rua Augusta, 24) até ao dia 27 de julho, decorre um programa de "Conversas BIP-ZIP", todo em torno do Programa dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritários, que apoia as candidaturas de projetos através de parcerias locais.

Estas "conversas" tiveram início com a sessão de 2 de julho, sob o tema "Como se garante a sustentabilidade de um projeto?", com a participação da vereadora Helena Roseta, da professora universitária Anabela Ribeiro, de João Diogo Mateus, da Misericórdia de Lisboa - equipa de intervenção comunitária K'Cidade do Vale de Chelas, e de Helena Mire Dores, que chefiou o projeto Bairros Críticos - Operação Cova da Moura, com moderação de João Afonso.

Na ocasião desta sessão inaugural, a vereadora Helena Roseta caracterizou o Programa BIP-ZIP como "incubador de projetos", salientando que estes "não vivem só de dinheiro, mas de pessoas e de ideias". De facto, "quando acaba o dinheiro, os projetos devem poder caminhar por si próprios, ter continuidade, encontrar novas parcerias e, se possível, elacançar rentabilidade que lhes permita a auto-sustentação".

As "Conversas" continuaram no dia 9, numa sessão em que o tema "Financiar projetos de cidadania é um subsídio ou um investimento?". Igualmente com a presença da vereadora Helena Roseta, participaram Jorge Malheiros, do IGOT da Universidade de Lisboa, José Manuel Henriques, do ISCTE, e Teresa Almeida, coordenadora da equipa de missão Lisboa / Europa 2020, interpelados por João Paulo Saraiva.

O programa continua no próximo dia 16, conversando-se então sobre "Como se mede a participação?"