HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
....
Vereadora inaugura novo parque desportivo em Bairro Prioritário
CML/CH, 09-03-2015

Além do novo espaço desportivo, inaugurado este sábado com a presença dos vereadores Paula Marques e Jorge Máximo, da presidente da junta de freguesia da Penha de França, Elisa Madureira, e do presidente da Comissão de Moradores, José Pires, também o espaço envolvente foi alvo de requalificação com a instalação de uma gradeamento circundando todo o parque, garantindo a segurança dos utilizadores. Veja aqui o video

Correspondendo a um anseio antigo dos moradores, "insatisfeitos com a qualidade do espaço público à volta do bairro e a falta de equipamentos desportivos e de lazer", foi inaugurado, no passado dia 7 de março, o campo de jogos multivalente e área desportiva ao ar livre - Parque Intergeracional do Bairro Horizonte, na Penha da França.

As crianças e jovens do bairro - um dos 67 bairros ou zonas prioritárias identificadas em Lisboa, pelo programa BIP/ZIP -, têm, agora, um espaço digno para a ocupação dos seus tempos livres.

O novo espaço, resultante da conjugação de esforços de diversos parceiros, no âmbito do programa anual BIP/ZIP, da Câmara Municipal de Lisboa, "era uma zona de depósito de entulho", lembrou a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, manifestando "um carinho especial por este bairro", que visitou, disse, pela primeira vez há cinco anos.

O espaço fronteiro ao campo, anunciou Paula Marques, será brevemente alvo de uma nova intervenção para "o sombreamento da zona de recreio, especialmente dedicado às pessoas menos novas".

Elisa Madureira, agradeceu o esforço de todos os parceiros e a existência do programa BIP/ZIP, sem o qual este projeto não teria visto a luz do dia. Um projeto especial para as centenas de crianças da freguesia praticantes de futsal, "que devem estar desejosos" por usufruir finalmente de um espaço com estas condições, disse a presidente da freguesia da Penha de França.

Para o vereador do Desporto, Jorge Máximo, o desporto é um "fator importante do desenvolvimento comunitário". O parque, intergeracional, vai contribuir para "um bairro mais vivido", também graças à capacidade que o "desporto tem de juntar gerações", considerou o vereador.

A inauguração do novo espaço polivalente terminou com um jogo de futebol traquinas, seguido por uma apresentação de danças infantis do grupo "Sementes" e ainda a apresentação de Escolinhas UDSJ (União Desportiva de São João- Escolinhas).