HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
AR, 27-03-2015

A Câmara Municipal de Lisboa e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa formalizaram ontem um protocolo de colaboração que vai incidir sobre processos de Desenvolvimento Local nos territórios de intervenção prioritária de Lisboa (BIP-ZIP). No momento da assinatura do documento, a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, sublinhou que as parcerias com a comunidade académica são essenciais para ter uma visão crítica na análise do trabalho lançado no terreno, estando na linha de uma estratégia de intervenção a que são chamados os diversos parceiros, numa acção conjunta. Simbiose que o reitor do ISCTE - IUL, Professor Doutor Luís Antero Reto, salientou também, considerando que a ligação com o meio exterior é hoje fundamental para a universidade.

AR, 26-03-2015

As questões da violência doméstica, como todas as da área social, implicam uma actuação que tem ser transversal. Começando desde logo pela educação: nada se faz sem mostrar às pessoas que é possível quebrar ciclos de violência e de repetição de comportamentos; a própria vítima tem de perceber que não está sozinha, que isto diz respeito a todos nós. Mas, para além de uma constante monitorização e diagnóstico, é urgente na área da habitação o aparecimento de instrumentos políticos que tomem posições, e de forma clara. O alerta foi lançado pela vereadora Paula Marques, no final de mais uma sessão na Assembleia Municipal de Lisboa sobre a Erradicação da Violência contra as Mulheres.Veja aqui o video

.
AR, 23-03-2015

Os principais projectos em curso destacados pela vereadora Paula Marques, do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local, à 3º Comissão da Assembleia Municipal de Lisboa, passam pela requalificação das Torres do Alto da Eira, bem como pela construção do quarteirão piloto do Bairro Padre Cruz, recentemente aprovado em reunião de executivo camarário.

.
de 30 de março a 30 de abril
23-03-2015

A Câmara Municipal de Lisboa atribui este valor durante 12 meses renováveis por igual período aos agregados familiares que estiverem nas condições do Programa Subsídio Municipal ao Arrendamento (SMA)

.
AR, 20-03-2015

Um balanço do último ano de mandato foi o mote da audição da Vereadora Paula Marques na 3ª Comissão de Ordenamento do Território, Urbanismo, Reabilitação Urbana, Habitação e Desenvolvimento Local da Assembleia Municipal de Lisboa. Duas horas repletas de informação sobre ideias, números, problemas e soluções que fizerem destacar, por diversos dos presentes, «o muito trabalho feito», tanto no seguimento de programas e estratégias, mas também com o avanço de diferentes áreas de intervenção e novas ideias lançadas no terreno.

CH, 18-03-2015

A proposta de adesão do Município de Lisboa à Associação denominada “Rede para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Lisboa foi votada e aprovada por unanimidade na sessão da Assembleia Municipal de 17 de Março.

.
AR, 13-03-2015

As características inovadoras do projecto que vai renovar as alvenarias do Bairro Padre Cruz e do Bairro da Boavista estão já a chamar a atenção internacional. Desenvolvido pela Orange, formada por Alexandre Dias, Bruno Silvestre e Luís Spranger, representou a jovem arquitectura portuguesa na Beijin Design Week, prestigiada exposição mundial. O projecto escolhido pela Câmara Municipal de Lisboa, que ontem aprovou o lançamento do concurso público para construção do quarteirão piloto no Bairro Padre Cruz, apresenta soluções pensadas para as necessidades dos habitantes, rentabilização de custos e eficácia energética, como realçou a vereadora Paula Marques.

.
AR, 11-03-2015

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou na reunião de hoje a abertura de concurso público para a construção do Quarteirão Piloto de substituição de alvenarias no Bairro Padre Cruz. É o «momento um» de uma longa batalha, que envolveu muitos parceiros e vem mostrar o empenho do executivo camarário na requalificação do seu património habitacional, lembrou a vereadora Paula Marques, do Pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local.

.
CH/ISCTE, 09-03-2015

Uma proposta singular e inovadora no quadro nacional da oferta formativa de ensino superior, reafirmando o papel do ISCTE-IUL, dos Arquitetos Sem Fronteiras - Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa na aproximação a problemáticas emergentes da condição arquitetónica e urbana contemporânea, antecipando mudanças de paradigmas sobre o modo como se equacionará a prática profissional da arquitetura no mundo atravessado por transformações profundas de natureza económica, social, cultural e tecnológica.

.
CML/CH, 09-03-2015

Além do novo espaço desportivo, inaugurado este sábado com a presença dos vereadores Paula Marques e Jorge Máximo, da presidente da junta de freguesia da Penha de França, Elisa Madureira, e do presidente da Comissão de Moradores, José Pires, também o espaço envolvente foi alvo de requalificação com a instalação de uma gradeamento circundando todo o parque, garantindo a segurança dos utilizadores. Veja aqui o video

.
CML/CH, 09-03-2015

A Junta de Freguesia das Avenidas Novas assinalou o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com uma homenagem a oito mulheres de diversas áreas da sociedade, da política ao desporto, do jornalismo ao teatro, realizada no Hotel Sheraton. Paula Marques, vereadora da Habitação da Câmara de Lisboa, foi uma das homenageadas. Veja aqui como decorreu

AR, 08-03-2015

Paula Marques, vereadora do Pelouro de Habitação e Desenvolvimento Local da CML, vai ser uma das homenageadas no Dia Internacional da Mulher, pela Junta de Freguesia das Avenidas Novas, no próximo dia 8, às 15h00, numa cerimónia a realizar no Hotel Sheraton (Rua Latino Coelho).

.
AR/CH, 07-03-2015

O campo de jogos multivalente e área desportiva ao ar livre, no Parque Intergeracional Novo Horizonte, na Penha da França, será inaugurado no próximo sábado, 7 de Março, a partir das 14h00, com a presença dos vereadores Paula Marques e Jorge Máximo, e ainda da presidente da Junta de Freguesia, Elisa Madureira.

JA, 02-03-2015

Entrou em vigor no passado dia 1 de Março de 2015 a Lei nº 81 / 2014 de 19 de Dezembro relativa ao novo regime do arrendamento apoiado.
No passado dia 1 de Janeiro entrou também em vigor a Lei nº 80 /2014 relativa ao regime da renda Condicionada.