HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
Mónica Silvares e Paula Cravina de Sousa , Diário Económico, 21-04-2009

O concurso ao Porta 65 Jovem arranca hoje e decorre até 21 de Maio. Há dez milhões de euros para apoios. Mas os economistas dizem que é preciso aumentar.

Paula Cravina de Sousa , Diário Económico, 21-04-2009

Lisboa, Sintra e Coimbra são três das autarquias que aplicam esta penalização do IMI. Processo de identificação de prédios devolutos é considerado moroso.

Programas de financiamento de reabilitação pouco eficientes.
Diário Económico, 21-04-2009

Há 190 mil as casas degradadas em Portugal, segundo os números do Plano Estratégico de Habitação 2008/2013. No entanto, apesar dos incentivos criados para dar prioridade à reabilitação, esta continua a marcar passo e os proprietários insistem em abdicar de fazer obras.

.
Relatório 1ª fase do PLH
Susana Oliveira, Lusa, 16-04-2009

Mais de 760 famílias estão realojadas provisoriamente por causa de obras de reabilitação em Lisboa segundo os dados a revelar hoje pela equipa do Programa Local de Habitação (PLH), que sublinha a urgência de resolver o problema das casas "volantes".

.
Relatório 1ª fase do PLH
Susana Oliveira, Lusa, 16-04-2009

A vereadora da Câmara de Lisboa Helena Roseta propôs hoje a criação de um programa de apoio à reabilitação para os inquilinos como forma de acelerar a entrada no mercado de arrendamento de casas que precisam de pequenas obras.

Relatório 1ª fase do PLH
SO, LUSA, 16-04-2009

A equipa que está a elaborar o Programa Local de Habitação (PLH) de Lisboa defende a aplicação urgente do artigo da lei dos solos que determina uma reserva para habitação a custos controlados em cada urbanização.

.
Relatório 1ª fase do PLH
SO, LUSA, 16-04-2009

A equipa que está a elaborar o Programa Local de Habitação (PLH) de Lisboa defende a criação de um Fundo Municipal de Urbanização (FMU) para garantir receitas municipais a consagrar à urbanização e habitação.

.
SO, LUSA, 16-04-2009

O primeiro relatório da equipa do Programa Local de Habitação (PLH) de Lisboa, defende a criação de um instrumento financeiro para a reabilitação urbana, a nível nacional.

.
RECORTES DE IMPRENSA
EXPRESSO DO ORIENTE, 16-04-2009
Foto Público
Pedido de autorização legislativa apresentado ontem
Público, 10-04-2009

Juntamente com a expropriação, que está prevista na lei há uma década, os processos de reabilitação urbana vão passar a dispor de um novo instrumento jurídico: a venda coerciva de imóveis degradados. O pedido de autorização legislativa ontem apresentado pelo Governo contempla esta possibilidade para os casos em que os proprietários se recusem a vender os seus edifícios para que um processo de reabilitação urbana tenha condições para avançar. Nestes casos, pretende o Governo, o Estado vai dispor de meios para o vender coercivamente através de uma hasta pública

.
Luisa Botinas, DN, 09-04-2009

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou ontem submeter à Assembleia Municipal de Lisboa (AML) a contratação de empréstimos para financiamento do Plano de Investimento Prioritário em Acções de Reabilitação Urbana mas, se um único deputado municipal votar contra tudo ficará na mesma e a reabilitação urbana não avançará.

Público, 08-04-2009

As pessoas que não tenham habitação ou vivam em barracas, as famílias monoparentais com menores e que integrem pessoas com deficiência terão prioridade na atribuição de casas municipais, segundo as novas regras definidas pela Câmara de Lisboa.

04-04-2009

Já estão disponíveis neste site as actas da Conferência (Re) Habitar Lisboa que decorreu no dia 6 de Março no Teatro Aberto. Pode consultar os ficheiros audio de todas as comunicações bem como todas as apresentações em powerpoint.
Actas da Conferência

ARA, Lusa, 03-04-2009

A Câmara Municipal de Lisboa vai criar um grupo de zeladores dos bairros municipais, que serão recrutados temporariamente entre os desempregados e que receberão mais 20 por cento do que auferem no Fundo de Desemprego.

A revelação foi feita pela vereadora da Habitação e Acção Social, Ana Sara Brito, e insere-se num plano da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para, com o apoio do Governo e no âmbito das medidas de combate ao desemprego, criar uma ocupação temporária para alguns desempregados que reúnam as características pretendidas.

03-04-2009

Já pode consultar o "Relatório do Estado do Ordenamento do Território" (REOT) da Câmara Municipal de Lisboa, elaborado pelo Departamento de Planeamento Urbano e concluído em Janeiro de 2009.
REOT

.
Lusa, 03-04-2009

O líder da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, alertou hoje para a falta de soluções de habitação para os jovens em Lisboa, aguardando «com expectativa» o Plano Local de Habitação actualmente a ser elaborado por Helena Roseta

.
Taxas de juro
Paula Cordeiro, DN, 01-04-2009

Em Abril, os portugueses que forem pedir crédito para comprar casa vão negociar a taxa de juro mais baixa de sempre: 1,7% para a Euribor a seis meses e 1,6% para o prazo a três meses.