HPLHCM Lisboa
Início > Notícias
.
27-05-2009

A equipa do PLH concebeu e está a distribuir por todas as juntas de freguesia de Lisboa um “kit” de consulta pública, contendo a documentação sujeita a consulta pública e um folheto, com um questionário destacável, em que se solicita a opinião sobre os 8 objectivos da Matriz Estratégica do PLH. O que se pretende é que facilitar o acesso à consulta pública a todos os que não utilizam habitualmente a internet.
Recorde-se que a consulta pública decorre até 21 de Junho.

.
22-05-2009

12 milhões de euros é quanto a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo vai disponibilizar, no quadro do QREN, para os 18 municípios da região poderem candidatar-se à criação de eco-bairros. Pretende-se com este concurso lançado pela CCDR apoiar acções-piloto que promovam a sustentabilidade no domínio da gestão da energia, água, resíduos, transportes e espaço público. Os eco-bairros poderão ser nascer em áreas consolidadas ou ser criados de raiz.

.
(Re)Habitar Lisboa
21-05-2009

A Câmara aprovou ontem o envio para consulta pública da Matriz Estratégica preliminar do Programa Local de Habitação (PLH), da responsabilidade da vereadora Helena Roseta. O prazo da consulta pública decorre até 21 Junho.
Pode consultar a Matriz Estratégica AQUI e pronunciar-se AQUI

.
http://www.videoteca.org, 20-05-2009

Para integrar a exposição evocativa dos 50 anos da criação do Gabinete Técnico de Habitação, organizada pelo Programa Local de Habitação (PLH), a Videoteca Municipal produziu um breve documentário, marcado pelas intervenções dos Arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Francisco da Silva Dias, que evoca, em breves traços, a dimensão, a história e a importância do GTH. Na semana em que a exposição volta a estar patente ao público, desta vez no Fórum Lisboa, e sendo objectivo central desta iniciativa homenagear, no dia 19 de Maio, as várias centenas de Técnicos que estiveram envolvidos no importantíssimo legado do GTH para a cidade de Lisboa, visite o “Esta Semana Veja” e veja documentário que a Videoteca produziu e realizou AQUI

.
Por ocasião dos 50 anos da criação do GTH
19-05-2009

O Município de Lisboa vai celebrar os 50 anos da criação do Gabinete Técnico de Habitação com uma sessão de homenagem aos ex-colaboradores do GTH e uma exposição sobre o trabalho pioneiro deste organismo, a quem Lisboa deve Olivais Norte, Olivais Sul e Chelas. A iniciativa insere-se no Programa Local de Habitação e tem o apoio da Comissão Permanente de Habitação, Reabilitação Urbana e Bairros Municipais da Assembleia Municipal.

Momento da entrega de diplomas aos homenageados
19-05-2009

O Município de Lisboa celebrou, dia 19 de Maio, os 50 anos da criação do Gabinete Técnico de Habitação (GTH), com uma sessão de homenagem aos ex-colaboradores do GTH e uma exposição sobre o trabalho pioneiro deste organismo.
A iniciativa que teve lugar no Fórum Lisboa inseriu-se no âmbito do Programa Local de Habitação de Lisboa, projecto coordenado pela vereadora Helena Roseta, e com o apoio da Comissão Permanente de Habitação, Reabilitação Urbana e Bairros Municipais da Assembleia Municipal.

Veja mais AQUI

"Corralas" madrilenas reabilitadas
http://www.madrid.org/prensa, 18-05-2009

O Conselho do Governo da Comunidade de Madrid aprovou enviar para o Conselho Económico e Social o Plano de Reabilitação 2009-2012, um diploma que incide na melhoria da eficiência energética, da acessibilidade, da segurança e do embelezamento dos edifícios para conseguir cidades mais agradáveis e em benefício de toda a sociedade. O novo diploma irá beneficiar 186.000 famílias, graças aos 350 milhões de euros com que foi dotado.

.
Editado pela Direcção Geral de Saúde
17-05-2009

Muitas condições de saúde adversas estão relacionadas com condições inadequadas da habitação e da sua envolvente. Por isso é muito importante que a dimensão da saúde esteja presente nos Planos Locais de Acção em Habitação e Saúde, recomendados pela OMS. A Direcção Geral de Saúde acaba de editar um Manual para projectos de Planos Locais de Habitação e Saúde que pode consultar AQUI.

Para submissão a consulta pública
15-05-2009

Por deliberação da CML de 13 de Maio de 2009, foi aprovado o projecto de regulamento de acesso à habitação municipal para submissão a consulta pública. O projecto, da iniciativa da vereadora Ana Sara Brito, foi aprovado com os votos favoráveis do PS, do PCP e do vereador Sá Fernandes e a abstenção do PSD e dos vereadores das listas Cidadãos por Lisboa e Lisboa com Carmona.

Consulte o projecto de regulamento AQUI

14-05-2009

A Matriz Estratégica Preliminar do PLH, cuja apreciação foi agendada para 13 de Maio, foi adiada para a próxima reunião do executivo, prevista para 20 de Maio. Esta Matriz define os objectivos, os futuros programas e as medidas propostas pelo PLH e será submetida a consulta pública após apreciação pela CML.

.
Matriz Estratégica do PLH
ACL., LUSA, 13-05-2009

O Programa Local de Habitação (PLH) de Lisboa defende a criação de uma medida nacional para a reabilitação urbana, à semelhança do que foi feito para a eliminação das barracas com o Programa Especial de Realojamento (PER).

.
Matriz Estratégica do PLH
ACL., LUSA, 13-05-2009

O Programa Local de Habitação de Lisboa (PLH) propõe que as habitações municipais sejam atribuídas através de concurso e que seja permitida a inscrição e acesso online dos processos de atribuição de casas camarárias.

.
Matriz Estratégica do PLH
ACL., LUSA, 13-05-2009

O abate de fogos inabitáveis públicos e privados é uma das medidas propostas pelo Programa Local de Habitação de Lisboa, que defende também a promoção de programas de apoio à partilha de casa entre gerações, como idosos e estudantes.

Imagem do filme SAAL
Matriz Estratégica do PLH
ACL., LUSA, 13-05-2009

O Programa Local de Habitação (PLH) de Lisboa defende a concretização do plano de reabilitação urbana que depende do empréstimo de 120 milhões de euros, que o PSD poderá chumbar na Assembleia Municipal.

.
Rosa Soares, Público, 13-05-2009

As famílias com empréstimos à habitação e que tenham um ou mais elementos do agregado familiar desempregados podem recorrer, a partir de hoje, à moratória negociada pelo Governo junto da maioria dos bancos e que permite a redução até 50 por cento da prestação da casa.

Veja o Decreto-Lei nº 103/2009, de 12 de Maio, AQUI

Para submissão a consulta pública
12-05-2009

A vereadora Helena Roseta apresentará amanhã à CML, para posterior submissão a consulta pública, a Matriz Estratégica do PLH. Esta matriz define os objectivos, programas e medidas da política municipal de habitação para os próximos cinco anos. Após a aprovação na CML e submissão a consulta pública, a proposta final será submetida de novo à aprovação da CML e AML.

.
12-05-2009

Está já disponível on-line o “Relatório 1ª Fase – Conhecer” do PLH. Este Relatório em 3 volumes reune muita informação de diagnóstico sobre a situação da habitação em Lisboa bem como uma avaliação crítica das políticas seguidas por sucessivos executivos.
Veja o Relatório da 1ª fase do PLH AQUI