HPLHCM Lisboa
Início > USER
PLANO DE ACÇÃO LOCAL USER + SAAL VALE DE CHELAS

O Plano de Acção Local (PAL) é de forma muito clara, apenas um momento, um momento relevante, mas ainda assim, um momento no caminho que ainda agora começou. Significa assim, que este momento do PAL deve ser considerado por todos a fase inicial deste processo, um primeiro passo para a construção de um modelo de Co-Governação efectivo e responsável, que permita a “construção” partilhada de uma visão comum de futuro para o território e comunidade. Estamos a começar e não a terminar.

O PAL como apresentado neste documento e nas suas fases subsequentes deve ser encarado como um guião colectivo, que ajude a concretizar os objectivos traçados. Que permita e estabeleça os princípios de parceria, de participação, envolvimento em cooperação e que possam ser traduzidos em acção / Estratégia / acção num novo ciclo de mudança do território.
Pretende ser uma ferramenta “open source” que possa ter a flexibilidade para ser actualizado e melhorado pelos próprios actores da comunidade (públicos, privados).

O PAL como processo evolutivo é uma ferramenta criada pelo Grupo de Acção Local para a definição do espaço e tempo da mudança. É por opção, e princípio, uma ferramenta de todos e para todos, numa lógica de “open source” e por essa natureza e objectivo deverá ser flexível de forma a poder acompanhar novas circunstâncias, contextos e opções sem perder a sua identidade o seu “ADN”. Todos os actores do GAL (presentes e futuros) são actores, argumentistas e realizadores deste guião em tempo real, contribuindo activamente para a mudança. Para a mudança física, de mentalidades e acesso, e acima de tudo a necessária mudança de paradigma.

Documentos
Documento em Formato application/pdf PLANO DE ACÇÃO LOCAL USER + SAAL VALE DE CHELAS (Out)8930 Kb