HPLHCM Lisboa
Início > Relatórios PLH
Proposta Estratégica do PLH de Lisboa
09-07-2009

A Proposta Estratégica do Programa Local de Habitação de Lisboa, de 8 de Julho de 2009, encerra a 2ª fase - Escolher. Resulta da consulta pública sobre a Matriz Estratégica Preliminar e inclui 8 objectivos, 13 programas de acção, 6 subprogramas de acção e 132 medidas.

.
08-07-2009

A consulta pública da Matriz Estratégica do PLH, que decorreu entre 21 de Maio e 21 de Junho, permitiu a recolha de 1.110 respostas ao questionário sobre os objectivos e de 310 comentários individuais escritos, para além de um comentário institucional e da participação presencial de 120 pessoas nas 5
sessões públicas realizadas.
Neste relatório analisam-se os resultados obtidos, retiram-se conclusões e recomendações e anexam-se todos os comentários recebidos por escrito.

.
08-07-2009

Para a construção da Matriz Estratégica do PLH usámos a abordagem MACBETH (Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique). MACBETH é uma abordagem multicritério interactiva usada para construir um modelo quantitativo de avaliação com base em juízos qualitativos, produzidos através de uma sucessão de conferências‐decisão (Bana e Costa e Vansnick 1999). A finalidade é priorizar os programas pelos seus benefícios e exequibilidade, usando o modelo para criar uma grelha estratégica de classificação dos programas em quatro tipos: as “pérolas” (os programas muito benéficos e fáceis de
implementar), as “ostras” (benéficos mas mais difíceis de implementar), os “pães‐com‐manteiga” (fáceis de implementar mas pouco benéficos) e os “elefantes brancos” (pouco benéficos e pouco exequíveis).

.
21-05-2009

A Matriz Estratégica preliminar do PLH define como missão (Re)Habitar Lisboa e destaca três objectivos gerais: 1. Melhorar a cidade; 2. Atrair nova população; 3. Passar da crise à oportunidade de mudança. Estes 3 grandes objectivos são desdobrados em 8 objectivos específicos e concretizam-se através de 13 propostas de programas e 123 medidas de actuação. À metodologia participativa do PLH associámos uma abordagem multicritério, como adiante se explicita.

.
06-03-2009

A Conferência (Re)Habitar Lisboa, que decorreu no dia 6 de Março no Teatro Aberto, marcou o arranque da segunda fase do Programa Local de Habitação (PLH) de Lisboa, onde se pretendeu debater o actual panorama habitacional da cidade e se confrontaram as políticas nacionais e locais de habitação com outras práticas internacionais.