HPLHCM Lisboa
Início > Relatórios PLH
.
Matriz Estratégica Preliminar - (Re)Habitar Lisboa
21-05-2009

A Matriz Estratégica preliminar do PLH define como missão (Re)Habitar Lisboa e destaca três objectivos gerais: 1. Melhorar a cidade; 2. Atrair nova população; 3. Passar da crise à oportunidade de mudança. Estes 3 grandes objectivos são desdobrados em 8 objectivos específicos e concretizam-se através de 13 propostas de programas e 123 medidas de actuação. À metodologia participativa do PLH associámos uma abordagem multicritério, como adiante se explicita.

Uma Matriz Estratégica implica sempre uma estrutura de objectivos e uma estrutura de eixos ou programas de intervenção. Os programas de intervenção envolvem a junção de medidas ou acções que tenham sinergias entre si ou possam ser desenvolvidas de forma integrada. Nesta Matriz Estratégica Preliminar, optámos pela terminologia de "cachos" de medidas, que ainda não são ainda programas porque não têm uma definição de prioridades e meios.
Para a elaboração da Matriz, recorremos a uma abordagem multicritério, que implicou uma fase de estruturação de objectivos, “cachos” e medidas a submeter a uma avaliação e ponderação final, a qual deverá incorporar os resultados da consulta pública. O documento resultante será uma Proposta Estratégica final a submeter à Câmara e à Assembleia Municipal.
É natural que da consulta pública resultem novas medidas ou novas formulações de algumas das medidas propostas. A sua inclusão nesta fase preliminar tem por isso um carácter meramente ilustrativo e indicativo.

Resta salientar que é importante que a consulta pública ocorra durante o processo de elaboração da Proposta Estratégica Final, a fim de permitir que a participação dos cidadãos tenha real influência na política que se pretende propor.

Documentos
Documento em Formato application/pdf (Re)Habitar Lisboa - Matriz Estratégica Preliminar3408 Kb