HPLHCM Lisboa
Início > Outros Documentos
.
Diagnóstico Social de Lisboa - 2009

O Diagnóstico Social de Lisboa foi aprovado na reunião do Conselho Local de Acção Social (CLAS) em 20 de Abril de 2009 e está organizado segundo seis eixos estratégicos: Cidade Saudável; Crescer com Oportunidades; Da Vulnerabilidade à Inclusão; Diversidade Cultural; Envelhecimento Activo; Qualidade dos Serviços.

O Diagnóstico Social constitui um “documento aberto”, no sentido de um processo evolutivo de actualização da informação, acompanhando as dinâmicas sociais da cidade.
Com uma perspectiva sistémica da realidade social da Cidade, procurou-se romper com a descrição e enumeração estatística da realidade social para criar uma perspectiva de mudança e transformação dessa mesma realidade, assumindo-se como guião orientador e estruturador.
O objectivo foi evidenciar as opções estratégicas disponíveis para a intervenção e para os parceiros da rede social, visando criar coerência e convergência na acção, constituindo, também, um contributo na definição de prioridades para essa acção.
A realização de seis Workshops temáticos (coincidentes com os seis eixos estratégicos identificados), em que um painel de interventores institucionais da Cidade prestou o seu contributo, a partir do conhecimento prático produzido e acumulado numa intervenção em contexto real, concorreu para uma visão realizável e viável da intervenção, antecipando alguns consensos que serão determinantes no processo de construção do Plano de Desenvolvimento Social.

Documentos
Documento em Formato application/pdf Diagnóstico Social de Lisboa1790 Kb