HPLHCM Lisboa
Início > Candidaturas 2016
.
Programa BIP/ZIP Lisboa 2016 – Parcerias Locais - 6ª Edição

Está já a decorrer nova fase de candidaturas ao Programa BIP/ZIP. Está aberta desde 28 de Junho até às 17h00 de 22 de Julho 2016 a fase de submissão exclusiva em plataforma online: http://bipzip.cm-lisboa.pt/

A 22 de Junho, através da Deliberação 317/P/2016, foi aprovado pela CML, por unanimidade, o Ciclo e Regras do Programa BIP/ZIP de 2016. Esta é já a sexta edição do Programa BIP/ZIP, criado no quadro do Programa Local de Habitação (PLH), como um instrumento de política pública municipal para dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos, através do apoio a projetos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, coletividades e organizações não governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município.
O Ciclo e Regras do Programa BIP/ZIP Lisboa 2016 - Parcerias Locais, que pode consultar em anexo, define os objetivos, o âmbito, o calendário e as normas para a selecção de projectos e respectiva distribuição da dotação orçamental do Programa.
Esta edição de 2016 conta uma dotação em Orçamento Municipal superior a 1,6 milhão de euros, tendo assim um orçamento equivalente à edição de 2015. As candidaturas que forem apresentadas serão submetidas a um júri e avaliadas de acordo com os critérios de seleção identificados no Programa.

O Programa de Parcerias BIP/ZIP tem sido um dos motores de Desenvolvimento Local, e disso são provas os inúmeros projetos que já apoiou nos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritários de Lisboa e que têm resultados visíveis em matéria de capacitação de organizações locais,fomento de parcerias de base comunitária, fomento da participação cidadâ, criação de emprego, formação, inclusão e prevenção de grupos mais frágeis, intervenção juntos dos mais jovens, da terceira idade, reabilitação e empreendedorismo.

O Programa BIP/ZIP, nas suas cinco edições anteriores contou já 546 candidaturas apresentadas, com 189 projetos aprovados, envolvendo 442 Entidades distintas, executando 1202 atividades, em 66 dos 67 Bairros Prioritários, para as quais foi disponibilizado um financiamento superior a 7 milhões e meio de euros.

O programa pretende cada vez mais ter uma implantação de base comunitária, envolvendo as populações, auscultando as suas necessidades e agindo com com vista a apoiar a melhoria da integração e coesão destes Bairros e Zonas com a restante Cidade.

Documentos
Documento em Formato application/pdf Programa BIP/ZIP 2016 - Ciclo e Regras449 Kb
Documento em Formato application/pdf Programa BIP/ZIP 2016 - Critérios de Avaliação de Projectos317 Kb
Documento em Formato application/pdf Programa BIP/ZIP 2016 - Guião de apoio à submissão de candidatura541 Kb
Documento em Formato application/pdf Programa BIP/ZIP 2016 - FAQ's Perguntas Frequentes373 Kb
Documento em Formato image/jpeg Mapa de Dispersão de projectos anos anteriores2996 Kb
Documento em Formato application/pdf Deliberação 317/CML/2016 - Programa BIP/ZIP Lisboa 2016 - Parcerias Locais1253 Kb