HPLHCM Lisboa
Início > Ex. SAAL
Gabinete de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária

Bairros Ex-SAAL e Autoconstrução | BIP/ZIP's 4, 34, 47, 58 e 60

O GABIP Ex-SAAL e Auto-construção tem como missão a promoção da coesão sócio urbanística dos territórios identificados na Carta dos BIP/ZIP com os números 4, 34, 47, 58 e 60, através da implementação e monitorização de processos de regeneração, reabilitação, requalificação urbana e regularização cadastral, urbanística e financeira.

Após a extinção do Programa SAAL, os bairros a que o programa dera origem evoluíram de forma muito diversificada, quer do ponto de vista da continuidade das respetivas cooperativas ou associações de moradores, quer do ponto de vista da relação entre o fogo e o cooperante ou morador original. A transmissão da propriedade do terreno municipal aos
moradores não foi efetivada, houve desativação de algumas das cooperativas.

Nestas condições, a responsabilidade pelo edificado nestes bairros não foi assumida por nenhuma entidade pública. Os bairros ficaram entregues aos seus moradores, abandonados à sua sorte, tendo-se assistido a um processo crescente de degradação do património, das condições de habitabilidade e até das condições sociais e económicas dos residentes.

Documentos
Documento em Formato application/pdf Despacho nº 18/P/2013 GABIP Ex.Saal233 Kb
Documento em Formato application/pdf Despacho nº 76_P_2016_Alt Coordenação337 Kb